HOTEL CENTRAL PARK
Introdução FlashHomeVisão GeralLocalizaçãoAcomodaçõesGaleria de ImagensEntre em contato
Localização

O Hotel Central Park esta localizado na cidade de Itapeva, interior de São Paulo, a 280Km da capital, e a 60km da divisa do estado de São Paulo com o Paraná.

Distância de Itapeva em relação a outras cidades :

São Paulo     280 Km   
Sorocaba 180 Km
Tatuí 160 Km
Itapetininga 125 Km
Capão Bonito 65 Km
Guapiara 65 Km
Apiaí 125 Km
Ribeirão Branco 35 Km
Itaberá 35 Km
Itararé 55 Km


BREVE HISTÓRIA DE ITAPEVA

     O caminho de São Paulo a Sorocaba começou, em torno de 1693, a ser prolongado para o sul, no início de Curitiba, pelos criadores de gado e, mais tarde, de 1721 a 1725, levado até o Rio Grande do Sul através do traçado feito por Francisco de Souza e Faria e depois refeito por Cristóvão Pereira de Abreu (Silva Bruno).

     Os caminhos do sul se fizeram, em grande parte, pela penetração do boi, mas foram refeitos em sentido oposto pela estrada, em larga escala, das tropas de cavalos e burros, que haveriam de substituir o bugre no transporte das cargas. Sob esse ritmo foi fundada a Vila de Itapeva, isto em 20 de Setembro de 1769, por Antonio Furquim Pedroso, no local onde existia uma aldeia de índios catequizados e servia de passagem obrigatória para os tropeiros.

     Itapeva teve outros dois nomes: Itapeva da Faxina (até 1910) e Faxina (até 1938). Somente a partir de 1847 é que podemos contar com livros de atas da Câmara Municipal da Vila o que muito nos informou sobre o desenvolvimento da cidade e dos vultos que ajudaram a tecer a história da região; no entanto, no período anterior a esse encontramos ofícios e comunicados de Antonio Tavares da Silva de Orneles, tabelião público do judicial e notas, órfãos e mais anexos. Itapeva celebrou com festividades o nascimento da nossa Augusta Princesa...

     Registram também os documentos, a contribuição da Vila para a subvenção à construção do monumento do Ipiranga, isto por haver Sua Majestade Imperial, declarado, no Ipiranga, a Independência do Brasil. Por um período bem extenso a Câmara Municipal exerceu o devido mandato. Na rua do Comércio ficava a redação do jornal "O Sul de São Paulo".

     Após a proclamação da República no Brasil, notícia que só chegou aqui 15 dias depois, foi extinta a Câmara Municipal.
     Deu-se a 26 de fevereiro de 1890 por Decreto do Governador do Estado a extinção da Câmara Municipal local, em reunião presidida pelo Senhor Fernando Resse e secretariada pelo Senhor Teófilo Kirschner David Müzel.
     No mesmo dia foi nomeado o 1º Prefeito, Dr. Fernando Resse.

     O Aniversário de Itapeva é comemorado em 20 de Setembro.

Introdução FlashHomeVisão GeralLocalizaçãoAcomodaçõesGaleria de ImagensEntre em contato